NOVATERRA
Portfólio
Linha de transmissão 500 kV Queluz‐Lavrinhas
Para auxiliar o projeto de implementação das LT, a Novaterra adquiriu imagens de satélite estereoscópicas de alta resolução (satélite Ikonos) e gerou o modelo digital de elevação do terreno em todo o corredor previsto para passagem da LT. O projeto inicial dos vértices e torres foi incorporado no ambiente 3D de precisão métrica gerado pela Novaterra, sendo as torres simuladas em sua posição projetada. O posicionamento inadequado de algumas torres foi corrigido após a análise refinada sobre o imageamento e relevo, antes da etapa de topografia em campo, gerando economia na contratação das etapas posteriores e dando maior poder de decisão da contratante para definição do eixo da LT.
Sistema Georreferenciado de Gestão de Obras do Reservatório da UHE Estreito
Durante a implantação da UHE Estreito, no Rio Tocantins, o Consórcio Estreito Energia (CESTE), liderado pela SUEZ Energia, contratou a gerenciadora Andrade & Canellas para gerenciamento das obras e a Novaterra ficou responsável pelo desenvolvimento de um Sistema de Informações Geográfico (SIG) para gestão das 303 obras, além das intervenções em questões fundiárias, com acesso via internet para todos os executivos das consorciadas. Elaboramos um banco de dados espacial e um sistema para que a equipe do CESTE pudesse dar carga dos dados, de maneira descentralizada. O sistema permitiu acesso a todas as informações contratuais, técnicas e gerenciais de cada uma das obras, via consulta online, inclusive com download dos documentos‐chave, como contratos, plantas e relatórios de andamento. A situação de cada projeto podia ser observada nos próprios mapas online, rapidamente indicando casos de atraso que necessitasse de gestão específica.
Sistema de Gestão dos Programas Ambientais da UHE Serra do Facão
A equipe da Novaterra implantou um Sistema de Informações Geográficas online (SIG ‐Web) como ferramenta do sistema de gestão dos 20 programas ambientais do AHE. Uma das primeiras ações do projeto foi estabelecer um marco zero para a gestão fundiária do empreendimento, por meio do imageamento em alta resolução e mapeamento de uso das terras, além da cobertura vegetal da cota de inundação e área de influência nos municípios afetados. O sistema foi desenvolvido para receber carga do seu banco de dados a partir das próprias contratadas e equipe multidisciplinar da SEFAC. Após a implantação do sistema, toda a equipe recebeu um treinamento específico
Sistema Georreferenciado de Gestão Ambiental da UHE Santo Antônio, Rio Madeira-RO
Em 2008, pela primeira vez, o IBAMA explicitou como condicionante de licenciamento ambiental de uma grande UHE um sistema de gestão dos Programas Ambientais baseado em tecnologia SIG‐Web. Pioneira nesse tipo de projeto,, os gestores da líder do consórcio que formou a Santo Antônio Energia (Odebrecht), contrataram a Novaterra para especificar e posteriormente implantar o Sistema de Gestão dos 27 programas ambientais da UHE (SGA‐SIG), incluindo bancos de dados de temas tão diversos como arqueologia, contaminação das águas, fauna, saúde pública ou populações indígenas.
A expertise da equipe da Novaterra na área de meio ambiente e licenciamento foi fundamental para a criação e desenvolvimento da base de dados georreferenciada do sistema. A Novaterra foi capaz de dialogar e mapear os requisitos das diversas equipes multidisciplinares envolvidas no projeto, tanto da Santo Antônio Energia quanto de suas contratadas.
A carga de dados descentralizada ‐via internet‐ e a utilização de tecnologia de barramento para fazer a interface de múltiplas fontes de dados foram inovações deste sistema, que resultaram em plena aprovação pelo IBAMA e pelas auditorias externas do projeto.
Análise da dinâmica da bacia contribuinte ao reservatório da UHE Santo Antônio, Rio Madeira ‐ RO
Sistema Georreferenciado de Gestão Ambiental da UHE Jirau, Rio Madeira‐RO
Estando sob condicionantes ambientais impostas pelo IBAMA semelhantes às da UHE Santo Antônio, a Energia Sustentável do Brasil optou por contratar a Novaterra para desenvolver seu sistema de monitoramento dos 33 programas ambientais da UHE Jirau. Com a experiência adquirida nos sistemas anteriores e interação com o corpo técnico do IBAMA que utilizou os sistemas na fiscalização do empreendimento, a Novaterra colocou em prazo hábil o SIS‐GIG em operação. Considerando a complexidade do trabalho e a rede de profissionais envolvidos na especificação, desenvolvimento e homologação de requisitos, a Novaterra fez intenso uso do seu sistema de gerenciamento de projetos online, controlando as mais de 1.000 tarefas e subtarefas junto ao cliente sem o uso de trocas de email. Toda a comunicação do projeto e troca de arquivos foi feita pelo SGP Novaterra. Também neste projeto foi utilizada a tecnologia de barramento para mesclar e controlar fontes múltiplas de dados, inclusive com sistemas de alerta aos responsáveis pelas atualizações da base.
PACUERA da UHE Eng. Sérgio Motta (Porto Primavera)
O Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório (PACUERA) da UHE Eng. Sérgio Motta foi realizado pela Consultoria paulistana Andrade & Canellas com o apoio da Novaterra na área de mapeamento e geoprocessamento aplicado. Foram realizadas em ambiente SIG as análises ambientais, especialmente a Avaliação Multicritério para definição de áreas prioritárias de manejo (conservação, uso humano). Ainda foi realizado um trabalho de campo e relatório fotográfico georreferenciado referentes à verdade terrestre para o mapeamento de uso das terras e cobertura vegetal.
Análise da dinâmica da bacia contribuinte ao reservatório da UHE Santo Antônio, Rio Madeira-RO
Como complemento dos Programas Ambientais da UHE Santo Antônio, foi requerido à Santo Antônio Energia a análise da dinâmica temporal do uso das terras e cobertura vegetal da bacia hidrográfica incremental contribuinte ao reservatório, assim como a análise da erodibilidade dos solos e formulação de um Programa de Controle da Erosão para a Bacia. A Novaterra desenvolveu as análises em ambiente SIG e realizou as pesquisas históricas e de dados temporais para composição do relatório, que tratou desde a colonização do Estado até o presente. Análises quantitativas e qualitativas foram feitas com base na classificação de imagens Landsat de 1999, 2004 e 2009 para cinco municípios do Estado de Rondônia constituintes da Bacia Contribuinte, totalizando mais de 16.000 km2 de áreas mapeadas e analisadas. O Programa de Controle da Erosão foi desenvolvido pela Novaterra com a contribuição da EMATER‐RO.
Monitoramento de Macrófitas aquáticas do reservatório da UHE Santo Antônio, Rio Madeira‐RO
Baseado em imageamento programado em alta resolução pela constelação de satélites Kompsat, o monitoramento de macrófitas foi iniciado pela Novaterra em 2017 e estende‐se até o presente. Atualmente utilizamos as imagens de alta frequência Planet para ter a possibilidade de análise diária e síntese mensal da dinâmica da vegetação no reservatório, de grande importância para sua operação e manutenção do licenciamento. A Novaterra realiza o trabalho de campo baseado em imageamento por drones e aerofotografias 360°, disponibilizado para consulta na forma de um tour virtual pela Internet (http://bit.ly/tour360drone )
EIA‐RIMA da UHE Castanheira, Rio Arinos‐MT
A Novaterra é consorciada e foi co-autora da proposta que venceu a licitação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) para o Estudo de Impacto Ambiental da UHE Castanheira, próximo à Juara‐MT. A Novaterra foi responsável por toda a cartografia e análises em geoprocessamento do EIA, além da coordenação e levantamento da situação fundiária do entorno do reservatório planejado O website do empreendimento, exigido no escopo, também foi executado pela Novaterra (www.uhecastanheira.com.br ).
Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do Corredor Ferroviário de Santa Catarina
Coautora da proposta que venceu a licitação do EVTEA na VALEC, a Novaterra executou com a sua contratante Prosul os estudos para a Avaliação Multicritério que definiu o corredor de passagem da ferrovia projetada da fronteira com a Argentina até o litoral de SC (Ferrovia Litorânea, projetada). Os estudos incluíram a organização e normalização de 44 temas diferentes (planos de informação), abrangendo desde aspectos geotécnicos às comunidades quilombolas e indígenas da região. A equipe da Novaterra foi também responsável pelo estudo do componente biótico – fauna e flora – do estudo preliminar à Avaliação Multicritério. A Novaterra conduziu as oficinas participativas de avaliação multicritério (Metodologia AHP) com o corpo técnico da VALEC e empresas consorciadas para definição dos fatores analisados, sua modelagem e ponderação.
Mapeamento, SIG e estudos ambientais para a BR‐101 Sul e Nordeste
Nove anos de trabalhos junto ao Instituto Militar de Engenharia e ao DNIT (Convênio DNIT‐IME, posteriormente CENTRAN), envolvendo serviços em diversas etapas das obras de duplicação da Rodovia, incluindo:
- Ajustes no Estudo de Impactos Ambientais
- Estudo detalhado da Elaboração adjunta do programa de recuperação de áreas degradadas (mapeamento, quantificação e planejamento da recuperação de APPs) e do programa integrado de vegetação para o paisagismo e segurança da rodovia.
- Estudo para o Plano de Aproveitamento Florestal das obras da BR‐101 Sul e Nordeste.
- Monitoramento da supressão de vegetação e controle do aproveitamento florestal da BR‐101 Sul.
Plano Diretor de Dutos de São Paulo (PDD‐SP)
Contratada pela Habtec, a Novaterra mapeou e quantificou todos os fragmentos florestais ao longo da malha de dutos instalada e planejada da Transpetro em SP. Os trabalhos incluíram a geração de uma base de dados georreferenciada com todos os parâmetros exigidos pela cliente: Distância do eixo do duto; coordenadas de intercepção das faixas de servidão; área total do fragmento; área interceptada do fragmento; microbacias interceptadas; áreas de preservação permanente, entre outras.
Produção da Base Cartográfica para as fazendas da Vallourec Florestal
Contratada pela Vallourec Florestal S.A, a Novaterra realizou a atualização da base cartográfica de todas as fazendas do grupo. Os trabalhos incluíram o imageamento das fazendas com sensores orbitais de alta resolução espacial, mapeamento de todas as fazendas, com a atualização da base cartográfica, infraestruturas, uso das terras e cobertura vegetal, espaços produtivos e indisponíveis. Os trabalhos de campo para suporte à verdade terrestre foram realizados com o apoio de um Drone do tipo multirotor, coletando imagens aéreas panorâmicas dos pontos visitados.
Identificação e monitoramento de áreas de fragilidade e mortalidade de eucaliptos com nanossatélites de alta frequência temporal.
Contratada pela Vallourec Florestal S.A, a Novaterra , uma das pioneiras no uso plataforma de nanosatélites PLANET no Brasil, desenvolveu uma metodologia a partir das imagens multi espectrais dos sensores PlanetScope visando identificar e monitorar as áreas de fragilidade e mortalidade nos talhões produtivos das fazendas da Vallourec Florestal, em MG. Contando com cerca de 150 satélites em órbita e com a capacidade de imageamento de todo o território nacional a cada dois dias, torna possível a rápida identificação dos indicadores de fragilidade e das ações a serem tomadas para minimizar as perdas. Os trabalhos incluíram o imageamento das fazendas com sensores multiespectrais orbitais PLANET de resolução espacial e alta resolução temporal e a validação em campo com o apoio de Drones.
Mapeamento e geoprocessamento para inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR)
Após anos de consultoria em cartografia e geoprocessamento para adequação às condicionantes ambientais das fazendas do Grupo Atalla, especialmente as ligadas à Usina Central do Paraná (UCP), a Novaterra realizou a adequação dos mapas e bases de dados georreferenciadas para a regularização das fazendas no CAR nos estados de São Paulo e Paraná. Os trabalhos incluíram o imageamento das fazendas com análise histórica por ortofotos antigas (1964), sensores orbitais de alta resolução espacial (2008 e atuais) e mapeamento de mais de 100 fazendas (matrículas), com a atualização da base cartográfica, infraestrutura, hidrografia, servidões, uso das terras e cobertura vegetal, espaços produtivos e indisponíveis.
Marco de Gestão Ambiental do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável ‐ Projeto São José IV, no Estado do Ceará.
Contratada pela Unidade de Gestão do Projeto do Banco Mundial na Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, através do polo de inovação da UECE, a Novaterra desenvolveu, sob a coordenação e consultoria de seu Diretor Carlos Jamel, o Marco de Gestão Ambiental para o Projeto São José IV, continuidade do Projeto São José de desenvolvimento rural sustentável do Estado do Ceará. O Marco de Gestão Socioambiental do Projeto São José IV tem como objetivo atender as políticas de salvaguardas sociais e ambientais do Banco Mundial e legislação brasileira, garantindo que o Projeto seja ambientalmente e socialmente sustentável e economicamente viável, possibilitando a identificação dos impactos adversos potenciais e a indicação das medidas recomendadas para sua prevenção e/ou mitigação. Provê informações para embasar a tomada de decisão por parte dos responsáveis pela execução do Projeto e possibilitar o seu monitoramento pelos diversos interessados.
Concepção, especificação e apoio à implantação do SIGeo – Niterói ‐ RJ
Através de uma Consultoria Individual para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Diretor Carlos Jamel executou o diagnóstico das Secretarias Municipais para determinar o grau de maturidade no uso de geoinformação e mapeou as demandas e requisitos do sistema a ser implantado para uso de SIG no Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) de Niterói. Como produto final, além do diagnóstico e análise, foi preparado o Projeto Básico para contratação da Base de Dados Geoespacial e Plataforma SIG para o CTM prevendo a arquitetura do sistema, baseado na Plataforma ESRI ArcGIS, já utilizada pela Prefeitura. A consultoria resultou numa sequência de editais que incluíram o aerolevantamento com perfilamento a laser e a implantação do SIGeo – executada pelo Grupo Imagem ‐ atendendo a diversas Secretarias Municipais.
Case de sucesso – Defesa Civil – Prefeitura de Niterói
Motivada por um índice alarmante de incêndios florestais ocorridos no ano de 2014, a Prefeitura de Niterói lançou edital para o mapeamento e análise dos incêndios no município, visando estimar as perdas florestais, analisando riscos e fatores causais. A Novaterra executou o mapeamento com base em imagens de satélite de altíssima resolução em sequência multitemporal (base 2012 e análises para 2014 e 2016). Foram analisados fatores fisiográficos e derivados da ocupação humana, assim como da própria cobertura vegetal remanescente. Séries de dados da Defesa Civil e Bombeiros também foram analisadas e comparadas com o mapeamento. Mais de 700 polígonos representando manchas de incêndio e ressecamento foram classificadas e analisadas, gerando uma base sólida para planejamento de ações pela Defesa Civil Municipal.
Ambientes e aplicações de apoio à gestão baseados em WebGIS para a Prefeitura Municipal de Maricá – RJ
A Prefeitura de Maricá, no âmbito de contrato celebrado com a Imagem Geosistemas, vem investindo na modernização de suas ferramentas de gestão, com ampla utilização de geoinformação e sistemas de informação geográficos. A Novaterra vem executando sob gestão da Imagem parte do trabalho presencial e remoto de elaboração de aplicações, mapas interativos e painéis de gestão, na modalidade de contrato por escopo flexível e medição mensal. Aplicações diversas estão sendo desenvolvidas com o apoio da Novaterra, utilizando a plataforma ESRI ArcGIS. Estas abrangem desde painéis de apoio à gestão para saúde, com foco na epidemia de Covid‐ 19, até programas de apoio ao trabalhador e fomento de investimentos no Município.
Ambientes e aplicações de apoio à decisão baseados em WebGIS para a Companhia de Desenvolvimento de Maricá – RJ (CODEMAR)
A CODEMAR é uma sociedade de economia mista sob controle da Prefeitura de Maricá – RJ, cuja missão é a execução de projetos que fomentem o desenvolvimento do Município e da Região Leste Fluminense. A Novaterra vem executando para a Imagem Geosistemas – contratada pela CODEMAR ‐ parte do trabalho presencial e remoto de elaboração de mapas interativos, painéis de gestão e aplicações, na modalidade de contrato por escopo flexível e medição mensal. Aplicações diversas estão sendo trabalhadas no contrato, abrangendo desde mapas interativos de desenvolvimento estratégico até painéis de apoio à gestão para saúde e educação, gestão do aeroporto e serviços para óleo e gás.
Secretário de defesa Civil de Niterói
Case de sucesso – Defesa Civil – Prefeitura de Niterói
No ano de 2015, Niterói lançou o Programa Niterói Contra Queimadas. Uma estratégia de gestão focada na prevenção e resposta rápida aos focos de incêndio em vegetação. Niterói é um município da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro que conta com mais de 56% de seu território composto por áreas verdes protegidas por legislação específica, o que evidencia a preocupação da atual gestão municipal com a preservação das áreas verdes. O Programa Niterói Contra Queimadas teve como um importante ponto de partida o Mapeamento com Diagnóstico das Áreas Verdes suscetíveis à ocorrência de incêndios, realizado pela empresa Nova Terra. O referido mapeamento, que contou com avançadas tecnologias de geoprocessamento, levando em conta as especificidades de cada tipo de vegetação, combinado com as características topográficas, de direção do vento, além dos condicionantes antrópicos de ocupação do território, constituiu material de qualidade que possibilitou resultados de significativa relevância para o desenvolvimento do Programa Niterói Contra Queimadas e consequente redução efetiva dos índices de incêndios em vegetação no município