By Published On: 3 de dezembro de 2024Categories: Eventos5,2 min read

A Parceria Windnit-Novaterra: Impulsionando Sonhos

Na semana passada tivemos a conclusão do Campeonado Estadual com a realização da III Etapa de SUP Race (Stand-UP Paddle), na Barra da Tijuca. O jovem atleta patrocinado pela Novaterra, Leandro Miranda, terminou em primeiro lugar no Estadual na disputada categoria Amador Open, firmando também a posição de 1º no Ranking Estadual da categoria. Um orgulho para nós, que fomentamos sua iniciação nos esportes náuticos e co-patrocinamos sua prancha de competição, de nível profissional.

Outros jovens atletas também nos enchem de orgulho e inspiração, como os irmãos Gustavo e Guilherme Marques Basílio e o Miguel Barroca (respectivamente 2º, 3º e 4º lugar na III Etapa), que vêm conquistando as primeiras colocações nos campeonatos que começaram a disputar em 2024. O treinamento e equipamento tem sido fornecido pela Associação de Windsurf de Niterói (Windnit) em parceria com a FESUPRJ e Escola SupMann, do treinador e atleta Gustavo Mann. Outras escolas-parceiras, como a Doomar SUP (Arlei e Jane Cordeiro) e a Aloha Nui Va’a (Marcellus Salatiel) têm contribuído com a Windnit para a iniciação de jovens das escolas públicas de Niterói nos esportes náuticos, praticados rotineiramente no Núcleo Náutico do PESET.

A parceria entre a Windnit e a Novaterra tem efeito de ampliar o impacto social das ações da associação. Carlos Eduardo Jamel, um dos diretores da Windnit, é também empresário da Novaterra, criando uma importante ponte entre as duas organizações. Essa conexão se traduz em apoio concreto aos atletas da Windnit, como o patrocínio da Novaterra ao Leandro Miranda, além de consultoria pro bono na área ambiental e de geoprocessamento.

Um caso de amor entre esporte e conservação da natureza

A Associação de Windsurf de Niterói (AWN-Windnit) é uma associação sem fins lucrativos fundada em 20 de setembro de 2008. A AWN também é conhecida como Windnit e é presidida pela atleta olímpica, medalhista panamericana e multi-campeã brasileira e sulamericana do windsurf Christina Mattoso. Carlos Jamel, Diretor da Novaterra, é também do Conselho Administrativo da Windnit, sendo seu representante nos Conselhos das Unidades de Conservação onde a Associação atua, no Comitê de Bacia e no Conselho Comunitário. A Associação tem cerca de 70 esportistas associados e nasceu após o fechamento da antiga guarderia-escola do Projeto MGW, em Camboinhas. Os primeiros velejadores associados participaram ativamente do movimento de defesa da Laguna de Itaipu, que culminou com a anexação desta ao Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET). Eles também participaram ativamente da elaboração do Plano de Manejo do Parque, que incorporou o fomento aos esportes náuticos não motorizados como atrativo da Unidade de Conservação.

A Windnit está localizada no Núcleo Náutico do PESET, setor lagunar do Parque, desde 2017. O Núcleo Náutico do PESET é uma área destinada à prática e fomento dos esportes náuticos, aliada à conservação da vegetação de restinga. O Núcleo Náutico se situa entre a Laguna de Itaipu e a Praia de Camboinhas, na região oceânica de Niterói. A localização permite a prática de esportes náuticos todos os dias, utilizando a lagoa quando o mar está agitado e a praia quando o mar está calmo. Vídeo: https://youtu.be/vLPItbCJ72k?si=Ad3mmqjf6vXbvwhU .

A Windnit negociou com o INEA (Instituto Estadual do Ambiente, gestor do Parque) por dois anos até estabelecer e assinar um Acordo de Cooperação em fevereiro de 2017. O acordo prevê a parceria entre a associação e a administração do Parque para promover o esporte, a visitação e a conservação da área, em cooperação com a Reserva Extrativista Marinha de Itaipu. O acordo também prevê a busca de patrocínios e apoios para a promoção das atividades e objetivos do Núcleo Náutico do PESET. A Windnit é membro fundador e componente da Coordenação Colegiada do Subcomitê de Bacia do Sistema Lagunar Itaipu-Piratininga, parte do Comitê da Baía de Guanabara.

A atuação da Windnit está baseada em três pilares:

  • Natureza: Uso público e conservação do Parque Estadual (Núcleo Náutico do PESET e Reserva Extrativista Marinha de Itaipu – RESEX Itaipu)
  • Esporte: Fomento aos esportes náuticos no mar e na Laguna de Itaipu, com ênfase no windsurf e remo (SUP, caiaque, canoa)
  • Sociedade: Lazer e educação ambiental – estudantes da rede pública e visitantes do Parque

As três atividades se integram perfeitamente no local e na rotina dos esportes náuticos.

A Windnit realiza rotineiramente projetos sociais e esportivos, com dois tipos de eventos:

  • Dia no Mar: evento mensal com crianças e adolescentes de escolas públicas, com prática de esportes náuticos, atividades de educação ambiental e lúdicas/náuticas.
  • Projeto Vem para o Mar: aulas regulares de esportes náuticos para alunos de escolas públicas, atualmente com foco na parceria com o CIEP Ruy Frazão, na Região Oceânica de Niterói.

A associação usa recursos próprios dos esportistas e busca apoiadores e doações para expandir sua ação social e ambiental.

A Windnit faz parte de redes locais e nacionais:

  • Redes locais: parceira com o Projeto Arte em Rede RO, através da Rede Cultural da Região Oceânica; participação ativa no Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara, participação ativa no Conselho Comunitário da Região Oceânica de Niterói (CCRON).
  • Rede nacional: membro da REMS (Rede Esporte pela Mudança Social), apadrinhados pelo Instituto Rumo Náutico (Projeto Grael).

Em setembro de 2019, a Windnit organizou o Festival Velas de Itaipu, um evento multiesportivo que reinaugurou a base da associação em Camboinhas, com melhorias de estrutura patrocinadas pela Veloe. O evento incluiu as modalidades: SUP, Windsurf, Beach Flag, Travessia de natação e Aquathlon. Vídeo: https://youtu.be/tPxKmjdHz-A?si=EPK_IwLtFgpf8zMz .

Para saber mais sobre a AWN-Windnit, você pode acessar: