Como a Novaterra apoia o agronegócio na mitigação de riscos climáticos com tecnologias de geoprocessamento e monitoramento avançado.
Na segunda publicação da série falando sobre Incêndios e Inundações, vamos falar sobre os impactos para o setor agroflorestal.
O setor agroflorestal tem sido diretamente impactado pelos efeitos dos eventos climáticos extremos, como incêndios e inundações. Em 2024, incêndios que atingiram o estado de São Paulo causaram perdas significativas para o agronegócio, gerando um prejuízo estimado em mais de R$ 1 bilhão, segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Além das perdas econômicas imediatas, o uso do fogo e os incêndios recorrentes têm levado à degradação do solo, com a perda de carbono orgânico, redução da produtividade, aumento da erosão e perda de capacidade de retenção de água – fatores que afetam a sustentabilidade e a viabilidade de longo prazo das áreas agroflorestais.
Para enfrentar esses desafios, a Novaterra oferece soluções tecnológicas que combinam geoprocessamento, monitoramento com imagens de satélite e desenvolvimento de SIG Web de alto desempenho. Essas ferramentas permitem identificar áreas de risco, monitorar focos de incêndio e mapear regiões vulneráveis a inundações, proporcionando aos produtores e gestores agroflorestais uma visão detalhada para o planejamento e a mitigação de riscos. Com o apoio da Novaterra, é possível antecipar ameaças e tomar medidas preventivas, assegurando a continuidade das operações e a preservação dos recursos naturais fundamentais para o setor.
Para mais informações assista ao vídeo da live MundoGeo Connect com nosso diretor Carlos Jamel e entenda como usar imagens de satélite na avaliação multicritério para corredores de infraestrutura e planejamento de paisagens.
Fonte da image de ilustração: https://opopular.com.br/cidades/redemoinho-de-fogo-chama-a-atenc-o-de-produtores-em-santa-helena-de-goias-1.1884413