Como a Novaterra pode apoiar cidades brasileiras no enfrentamento de eventos climáticos extremos com geoprocessamento avançado.
Na terceira e última publicação da série falando sobre Incêndios e Inundações, vamos falar sobre os impactos sobre as Cidades.
Nos últimos anos, cidades brasileiras têm sofrido com a força devastadora de eventos climáticos extremos. As inundações catastróficas de 2021/2022 na Bahia e em Minas Gerais, e agora em 2024 no Rio Grande do Sul, causaram a destruição de patrimônio, desalojaram milhares de pessoas e resultaram em trágicas perdas de vidas. Além disso, o aumento nos incêndios florestais tem sufocado cidades de norte a sul, como Rio Branco, Porto Velho, Manaus, Cuiabá, Campo Grande e São Paulo, impactando drasticamente a saúde da população.
Como a Novatarra pode ajudar?
Para enfrentar esses desafios, a Novaterra oferece soluções tecnológicas em geoprocessamento, monitoramento com imagens de satélite e desenvolvimento de SIG Web de alto desempenho, possibilitando que gestores públicos planejem e monitorem esses riscos com precisão e eficiência. Com o suporte da Novaterra, cidades podem se preparar melhor e responder mais rapidamente a esses eventos, protegendo vidas e preservando seu patrimônio.
Imagem: A imagem que ilustra essa publicação é uma imagem capturada pelo satélite Landsat8 (NASA) na região de Porto Alegre durante as grandes cheias de 2024.
Para mais informações assista ao vídeo da live MundoGeo Connect com nosso diretor Carlos Jamel e entenda como usar imagens de satélite na avaliação multicritério para corredores de infraestrutura e planejamento de paisagens.