By Published On: 30 de maio de 2025Categories: Geoinformação, Imagem de Satélite, Sensoriamento Remoto, SigWeb1,6 min read

Gestão Ambiental Eficiente com Sistemas de Informação Geográfica (SIG) da Novaterra

A Gestão Ambiental em grandes empreendimentos, especialmente nos setores de energia e infraestrutura, é complexa e envolve a integração de uma vasta quantidade de dados e o cumprimento rigoroso de condicionantes legais. Para garantir uma Gestão Ambiental Eficiente e transparente, o uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) é indispensável. A Novaterra possui mais de 20 anos de experiência e expertise na aplicação do SIG para Gestão Ambiental.

A Novaterra se especializou no desenvolvimento de Sistemas de Informação Geográficos (SIGs) aplicados à gestão ambiental, integrando bancos de dados convencionais com dados geoespaciais. Esses sistemas fornecem uma plataforma unificada para organizar, visualizar e analisar informações ambientais, como dados sobre arqueologia, contaminação das águas, fauna, saúde pública e populações indígenas.

Um dos grandes diferenciais da Novaterra é a implementação de SIGs baseados na web (SIG-Web). Esses sistemas facilitam o acesso e a gestão das informações por diversas partes interessadas, permitindo a consulta e atualização de dados pela internet. A experiência da Novaterra nesse tipo de projeto é pioneira, sendo utilizada como condicionante de licenciamento pelo IBAMA para grandes Usinas Hidrelétricas (UHEs).

Exemplos notáveis incluem os sistemas de gestão dos programas ambientais das UHEs Santo Antônio (SGA-SIG, gerenciando 27 programas), Jirau (SIS-GIG, monitorando 33 programas), e Serra do Facão. Esses sistemas integram múltiplas fontes de dados, utilizando tecnologia de barramento. O monitoramento ambiental, como o de macrófitas aquáticas em reservatórios utilizando sensoriamento remoto de alta frequência, é integrado a esses sistemas.

Ao implementar soluções de SIG para Gestão Ambiental, a Novaterra contribui significativamente para o cumprimento das exigências dos órgãos ambientais, aprimora o monitoramento de condicionantes, e apoia a tomada de decisão, resultando em uma Gestão Ambiental Eficiente e em projetos mais sustentáveis.