Tecnologia SIG a serviço da floresta: descubra como a Apsis Carbon e a Novaterra estão contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia e apoiando o povo Awaeté na proteção da Terra Indígena Parakanã
A Novaterra, em parceria com a Apsis Carbon, uniu a tecnologia de Sistemas de Informação Geográfica (SIG/GIS) ao conhecimento dos povos tradicionais para criar o Projeto Parakanã (AET).
No coração do Arco do Desmatamento do Pará, onde a Terra Indígena Parakanã se tornou uma “ilha de proteção” de 351.000 hectares sob constante ameaça, demonstramos o poder da geoinformação para a sustentabilidade.
Utilizando a plataforma ARGIS da Esri, o projeto realiza o monitoramento mensal de 6.450 km², fornecendo apoio tático e técnico a 100 indígenas Parakanã em 31 aldeias que atuam como patrulhas contra madeireiros e desmatadores ilegais.
Assista ao vídeo e veja como a nossa solução transforma o crédito de carbono em uma “semente para uma verdadeira transformação”, rivalizando a pressão destrutiva e garantindo a proteção da floresta e da cultura Parakanã.




